Comunicar-se da maneira mais eficaz e envolvente possível é fundamental para aumentar a produtividade no trabalho, não apenas para você, mas também para sua equipe. Tudo o que é preciso são dos 7 C's da comunicação para seguir.
Trabalhos. E-mail. Ligar. Relatório. Repetir. A lista de tarefas abaixo de cada um é bastante abrangente e continua. Na verdade, acabamos passando praticamente o dia inteiro nos comunicando. Então, como podemos ter certeza de que cada minuto disso seja produtivo?
É aqui que estão os 7 Cs da comunicação. E só para você, está completo com uma lista de verificação para garantir que qualquer reunião, e-mail ou MultiCalls que você fornecer sejam bem elaborados e claros - para que seu público receba sua mensagem.
Os 7 Cs da comunicação são:
- Clara
- Concisa
- Concreta
- Correta
- Coerente
- Completa
- Cortês
Conhecendo os 7 Cs da Comunicação
Dominar os 7 Cs da comunicação é importante para melhorar o nosso relacionamento no âmbito profissional, esses pontos garantem uma informação mais correta e consequente tudo tende a fluir e melhorar no que diz respeito a comunicação interna.
1 Comunicação Clara
Em casos como o cenário dos dias de hoje, a suposição de que as pessoas podem “ler nas entrelinhas” o que você está dizendo não apenas resulta em falha de comunicação, mas pode comprometer a produtividade das organizações. As informações e ações necessárias devem ser claras para que o leitor tenha as informações de que precisa para agir.
- Seja claro sobre seu objetivo ou mensagem.
- Conheça o seu propósito ao se comunicar com essas pessoas.
- Certifique-se de que seja fácil para qualquer pessoa entender exatamente o que você quer dizer.
2 Comunicação Concisa
Por ser conciso em sua comunicação, queremos dizer que você deve ir direto ao ponto e ser breve. Se o que você expressa em dois minutos pode ser feito em um, mantenha-o em um.
3 Comunicação Concreta
Uma mensagem concreta entregue resulta em uma imagem clara recebida pelo público. Então:
- Mantenha a informatividade da mensagem.
- Mantenha-o amplo enquanto mantém o foco.
4 Comunicação Correta
É importante saber exatamente para quem ligar e para quantas pessoas ligar. Comunicação correta significa conferência eficaz, na medida em que você chamou as pessoas certas. Também significa cuidar do seguinte:
- O jargão técnico que você usou se encaixa no nível de conhecimento do seu público?
- No caso de relatórios e apresentações, você verificou se há erros?
- Todos os nomes e títulos estão escritos corretamente?
5 Comunicação Coerente
Quando sua comunicação é coerente, é lógica. Garantir que todos os pontos estejam conectados e relevantes ao tópico principal resultará na criação de um tom e fluxo no texto ou conversa que seja consistente.
6 Comunicação Completa
Em uma mensagem completa, o público tem tudo de que precisa para se informar e, se for o caso, agir.
A sua mensagem inclui um “apelo à ação”, para que o seu público conheça claramente as suas expectativas?
Você incluiu todas as informações necessárias? Por exemplo:
- Nomes de contato
- Datas e horas
- Localizações
7 Comunicação Cortês
A comunicação cortês é amigável, aberta e honesta. Não há insultos ocultos ou tons passivo-agressivos. Tendo em mente o ponto de vista do seu leitor, você estará empático com as necessidades e desejos do seu público.
Mas é claro que a comunicação não vem apenas com esses conjuntos de habilidades, ela também vem com as ferramentas certas. Tendo isso em mente, MultiCall é um aplicativo de chamadas que permite a colaboração em grupo, seja de seus amigos, familiares ou até mesmo de sua equipe de escritório.
Aqui estão mais alguns guias para ajudá-lo a cumprir os 7 Cs da comunicação em vários aspectos:
- Conduza chamadas de revisão de forma eficiente
- Tornando as apresentações mais eficazes